Um projeto de capital envolve diversas variáveis, resultando em conveniências econômicas e financeiras que traduzem o objetivo estratégico do investidor. Em função da complexa interdependência de aspectos de engenharia, comercialização, logística, administração, controle fiscal e tributação, não é fácil para o cliente conhecer os custos reais do investimento.
Através de uma análise detalhada e diferenciada por parte dos especialistas da TSX, desafiamos a tradição de algumas práticas regulares e sugerimos um novo olhar que contemple novos aspectos fiscais e logísticos da formação do CAPEX do projeto da sua empresa. Assim, são sugeridos trade-offs visando a redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Os ganhos são previstos ainda nas fases de estudo de viabilidade e planejamento, sendo ampliados na fase de implementação. Ao longo da nossa experiência, constatamos que muitas oportunidades de savings são alcançadas com inovação e um formato diferente na forma de atuar, sem abrir mão das premissas do negócio.
Para implementar um projeto de capital, é preciso equilibrar os diferentes aspectos que o compõem - observando os fatores não diretamente vinculados a uma boa engenharia - a extensas negociações comerciais com fornecedores ou a uma eficiente gestão de obra. Com tantos pontos de atenção, é difícil perceber a extensão e a real importância de todas as ações necessárias à redução de custos e mitigação de riscos.
Na TSX, atuamos em todas as fases do projeto, disponibilizando apoio consultivo e operacional, bem como todos os ajustes necessários para o bom desempenho de tarefas específicas:
- Análise da estruturação técnica e comercial dos pacotes de compra;
- Criação de cenários de viabilidade fiscal e logística com simulação estocástica de risco;
- Estruturação e gerenciamento de contratos de compra;
- Acesso e fruição de benefícios fiscais e tributários;
- Classificação de materiais conforme regras universais de merceologia;
- Coordenação de serviços logísticos;
- Diligenciamento e monitoramento das atividades de campo;
- Gerenciamento de almoxarifados de obra;
- Gestão de operações de importação e exportação;
- Administração da relação com autoridades anuentes e fiscalizadoras.
A implantação de um projeto de capital envolve muito mais que uma boa engenharia, uma extensa negociação comercial com fornecedores ou uma eficiente gestão de obra. Trata-se de um processo sistêmico que demanda planejamento e estruturação detalhados desde o instante de sua idealização, levando em conta também os aspectos administrativos, logísticos e fiscais durante toda sua execução.
A equipe de especialistas da TSX dedica ampla atenção a temas que, importantes na composição de um projeto (fatores administrativos, logísticos e fiscais), não são usualmente tidos como pressupostos-chave em seu planejamento, estruturação, rumo e velocidade de implantação. Para a TSX, a mitigação de riscos e a perspectiva de redução de custos depende intrinsecamente da absoluta compreensão da diversidade desses fatores e da eficiente gestão de sua integração.
Um projeto de internacionalização envolve conceitos, alternativas práticas, habilitações e diversos stakeholders. Consequentemente, prazos, custos e orçamentação diferenciada. Para ser bem estruturado, é preciso clareza na compreensão da interdisciplinaridade dos aspectos que o constituem:
- Oportunidades de mercado: atratividade e competitividade;
- Negociação comercial: preços, garantias, prazos e limites de responsabilidades;
- Engenharia: especificação e qualificação;
- Economia e finanças: orçamentação, capital de giro, funding, moedas e caixa;
- Controle público: valoração, licenciamentos, tributos, benefícios e riscos;
- Logística: origens, destinos, rotas, prazos, movimentações, armazenamentos e custos.
A TSX promove o conhecimento do contexto mais amplo de um projeto de internacionalização. Com o envolvimento dos principais interessados, fundamentamos a compreensão de seus custos e riscos reais e das ações integradas para sua redução e mitigação, considerando os diferentes fatores (cultura e estratégia, formas e graus de internacionalização, economia e finanças, logística e controle público) que interagem na constituição do projeto.
A implantação de um projeto de internacionalização deve ser baseada no equilíbrio entre os fatores distintos de sua composição, porém é fundamental observar aqueles que não estão diretamente vinculados às oportunidades de mercado, às negociações comerciais com fornecedores, compradores ou parceiros estrangeiros ou à qualificação do portfólio de produtos. São muitos os pontos de atenção e o ordenamento lógico e a mitigação dos riscos devem ser sistêmicos e contemplar disciplinas relativas ao negócio e à estratégia da empresa, pessoas, processos internos, logística, aspectos fiscais, econômicos e financeiros.
A equipe de especialistas da TSX atua em todo o projeto de internacionalização, com apoio consultivo e operacional e ajustes que potencializem o desempenho de tarefas pontuais; seja no alinhamento cultural, na definição da estratégia do negócio ou na estruturação e implementação do projeto:
- Apuração de custos;
- Formação de preços;
- Negociação e comercialização internacional;
- Estruturação e gestão de contratos;
- Qualificação logística;
- Parametrização fiscal;
- Gestão da importação e exportação de bens e serviços.
Um projeto de internacionalização exige uma cultura organizacional bem orientada e qualificada para suportar seu direcionamento, rumo e velocidade com a equipe sintonizada e em um ambiente favorável à nova fase da empresa.
A equipe de especialistas da TSX auxilia no alinhamento ou na redução da assimetria da cultura organizacional em relação ao projeto a partir de conceitos, práticas de orientação e acompanhamento da assimilação do conhecimento. Promovemos a qualificação e a sintonia da cultura com o processo de internacionalização dos negócios, exercitando melhores práticas com avaliação contínua dos índices de integração sistêmica das atividades.
Para que a internacionalização aconteça de forma eficiente, é fundamental que o projeto acompanhe a estratégia da empresa.
Os especialistas da TSX alinham o projeto com a estratégia empresarial, promovendo a assimilação de conceitos de gestão e orientações práticas na execução de tarefas que qualifiquem o processo de internacionalização dos negócios como fator de desdobramento da estratégia.
Um projeto de internacionalização é um processo sistêmico e dinâmico, demandando um planejamento lógico e uma estruturação detalhada a partir de sua composição. Além das oportunidades de mercado e das negociações comerciais com parceiros estrangeiros, devem ser levados em conta os aspectos administrativos, logísticos e fiscais – de controle público – durante toda sua execução.
A TSX vai muito além do suporte à identificação de oportunidades comercias e à estruturação e acompanhamento das negociações internacionais. Nossa equipe de especialistas também prioriza as questões administrativas, logísticas e fiscais que - fundamentais na composição de um projeto - não são usuais nas definições de sua estruturação, direcionamento e velocidade de implantação. Uma mitigação eficiente de riscos e redução de custos depende da plena compreensão dessa diversidade.
Para aumentar a produtividade de um negócio é fundamental compreender a estrutura disciplinar dos problemas causadores da deficiência operacional, assim como das soluções para a sua resolução. Além dos processos existentes na operação da empresa, aspectos comerciais, produtivos, administrativos, econômicos, financeiros, fiscais e logísticos devem ser analisados de forma a compreender suas interdependências sistêmicas.
A TSX orienta a busca de soluções sob uma perspectiva dinâmica que considera a interdependência dos fatores com abordagem simultânea dos diferentes tópicos que se inter-relacionam, garantindo a melhoria da produtividade.
Não raro, a eficiência na produtividade depende única e exclusivamente da capacidade laboral quantitativa; ou seja, da oferta de estrutura e pessoal para fazer frente ao volume e perfil das demandas.
A TSX disponibiliza pessoal qualificado para a ampliação pontual da mão de obra voltada ao atendimento de demandas volumosas ou de perfil específico, mediante eventuais ajustes necessários de procedimentos.
Um projeto de ganho de produtividade exige, normalmente, a qualificação da cultura organizacional para melhorar a sintonia da equipe em um ambiente favorável à execução das tarefas de forma mais eficiente e produtiva.
Alinhamento ou redução da assimetria da cultura organizacional em relação à necessidade de ganho de performance e produtividade, seja pelo conhecimento e assimilação de conceitos e orientações, seja pela reestruturação e acompanhamento de tarefas que garantam a eficiência produtiva.
Para a melhoria da produtividade é fundamental que as atividades operacionais estejam alinhadas à estratégia empresarial.
A TSX estrutura o projeto de ganho de produtividade alinhado com a estratégia da empresa, debatendo conceitos e práticas de gestão e acompanhando a assimilação das orientações e da execução de tarefas específicas voltadas ao aprimoramento da produtividade operacional.
Esta é uma dinâmica que demanda uma estruturação detalhada e integrada do projeto de ganho de produtividade, desde a fase de sua idealização, planejamento e estruturação, identificando aparentes pontos de ruptura ou inflexão no fluxograma do processo e na estruturação do mapa de relacionamentos.
A TSX promove a compreensão sistêmica das atividades, com foco na perspectiva de diversificação na estruturação e execução de tarefas específicas. Possuímos uma equipe multidisciplinar com capacidade para a identificar rupturas e propor alternativas processuais para melhoria da produtividade.
O ganho de desempenho produtivo está diretamente ligado à estruturação profícua de processos de negócio e ações cotidianas com atitudes que interferem no alcance de metas.
A TSX melhora a estruturação e o desenvolvimento de atividades exercidas pelo cliente no desempenho de tarefas cotidianas, mediante orientação para o desenho e implementação de processos de negócio maduros com compartilhamento de melhores práticas operacionais voltadas ao ganho de desempenho produtivo.