Notícias & Artigos

Promoção de investimentos é via para retomada do crescimento da economia

21 fevereiro, 2019 / Rubens Lacorte /

As chamadas IPA ou Investment Promotion Agencies são instituições governamentais ou sem fins lucrativos que funcionam como uma câmara de comércio para consultoria sobre negócios e atração de novos investimentos para fortalecer a economia local.

Com o processo de globalização intensificado nas últimas décadas, o volume de Investimento Estrangeiro Direto (IED) aumentou em todo o mundo, principalmente em países em desenvolvimento. A necessidade de atração desse capital tornou imprescindível o entendimento, por parte de empresas e lideranças políticas, do fluxo e impacto que tais investimentos têm no desenvolvimento econômico de regiões, cidades, estados e até países.

Nesse contexto, a atração de investimentos e parceiros, no mercado interno ou externo, demanda amplo conhecimento da ambiência econômica local, incluindo a segurança jurídica, o mercado, e a infraestrutura e mão de obra qualificada necessária nas etapas de desenvolvimento do projeto.

Dois cases de sucesso relacionados com agências para promoção de investimento criadas para um propósito específico são os dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. Do ponto de vista econômico, no caso das Olimpíadas no Brasil, a meta da agência era conseguir a captação de R$1 bilhão em um período de cinco anos, anos antes de o evento ocorrer.  Esse número, no entanto, foi atingido no primeiro ano através de 14 projetos anunciados e a consequente geração de centenas de empregos. Tanto no Rio, quanto em Londres, o impacto das construções necessárias à estruturação dos eventos e à realização das provas no contexto urbano foi planejado com muita antecedência, de forma a servirem como um legado para essas cidades.

Pensar globalmente, agir localmente

O planejamento para o crescimento sustentável de cidades e regiões é fomentado com a atração e promoção de investimento privado. O planejamento estratégico de ações para criar um ambiente favorável à proliferação e aceleração de negócios entre as empresas ou instituições contratantes e seus stakeholders diretos e indiretos. age como aglutinador e catalisador das partes envolvidas, aproximando os interesses econômicos, ao mesmo tempo em que contribui para um impacto positivo na área social.A TSX Consulting ® é uma das empresas do TSX Group ®. A partir de um estudo detalhado, nossa equipe de especialistas e associados das mais variadas áreas sócioeconômicas e de engenharia apresentam soluções inovadoras e customizadas nas variadas etapas de um projeto de atração de investimento privado, prospectando, mapeando e identificando oportunidades de negócios na cadeia de suprimentos para o desenvolvimento da região designada.

 

Photo by icon0.com from Pexels