Notícias & Artigos

TSX Advisors® e Winter Carvalho realizam o DOING BUSINESS IN BRAZIL 2019

6 dezembro, 2018 / Rubens Lacorte /

A TSX Advisors®, empresa do TSX Group®, em parceria com a Winter Carvalho Advogados & Consultores, realizou ontem, nos auditórios do Edifício Renaissance, em Belo Horizonte, o DOING BUSINESS IN BRAZIL 2019 – Perspectivas e Tendências.

O evento, que contou com mais de 350 executivos e diretores de grandes empresas nacionais e estrangeiras, com atuação no Brasil, colocou frente a frente representantes da iniciativa privada dos mais diversos setores produtivos, entidades de ensino, consultorias, associações de classe, câmaras de comércio, diplomatas e autoridades públicas. O objetivo: ouvir dos palestrantes convidados, general Hamilton Mourão, vice-presidente da República eleito, Paulo Brant, vice-governador eleito por Minas Gerais, Carlos Moisés da Silva (comandante Moisés), governador eleito por Santa Catarina, e o cientista político e deputado federal eleito por São Paulo Luiz Philippe de Orleans e Bragança sobre suas percepções do atual momento político, prioridades e o que esperar dos próximos anos.

Também participaram das apresentações o CEO da TSX Advisors®, Paulo Eduardo Pinto, o diretor da Winter Carvalho Advogados & Consultores, Antônio Roberto Winter e Flávio Roscoe, presidente da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

DESAFIOS PARA A RECONSTRUÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS

Por aproximadamente três horas, com intervalo para networking entre as autoridades, entidades e participantes, incluindo uma coletiva de imprensa com dezenas de jornalistas da mídia local e nacional, os palestrantes analisaram o momento singular por que passa o país nas últimas décadas. O general Hamilton Mourão fez uma apresentação sucinta, porém detalhada, dos grandes desafios que aguardam o Brasil nos próximos anos, incluindo uma análise geopolítica do país na América Latina e em relação às demais nações.

Paulo Brant, por sua vez, comentou sobre o fenômeno da eleição do governador Romeu Zema em Minas, cujo resultado surpreendente mostra o quanto a sociedade está apostando em uma nova via de se fazer política, insatisfeita com os governos recentes. Entretanto, ressaltou que culturalmente os eleitores brasileiros esperam muito do Estado e não perceberam ainda a importância do seu próprio protagonismo para as transformações que a sociedade tanto precisa. Brant enfatizou também que não há espaço para erros a partir de primeiro de janeiro de 2019, com a posse do governo.

Luiz Phillipe de Orleans e Bragança versou sobre questões abordadas na sua última obra, o livro “Por que o Brasil é um país atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI”. De acordo com o cientista político, as grandes mudanças que o país precisa irão depender de uma revisão constitucional, incluindo a questão do pacto federativo atualmente vigente.

NOVO MOMENTO PODE SER ALENTO PARA A RETOMADA DO INVESTIMENTO

De acordo com o CEO da TSX Advisors®, Paulo Eduardo Pinto, desde 2012, as empresas vêm sentindo os efeitos da crise econômica no Brasil, com agravamento a partir de 2014. O atual momento político, segundo ele, mostra que um novo ciclo está se iniciando, com a resposta dada nas urnas na última eleição.

Antônio Roberto Winter, CEO da Winter Carvalho, explicou que a iniciativa de realizar o Doing Business in Brazil 2019 tem o caráter de aproximação entre a iniciativa privada, que produz e gera riqueza, e os novos representantes políticos eleitos, para que dessa interação possam surgir respostas para uma nova agenda de desenvolvimento que o país possa adotar a partir do ano que vem.

 Ao todo, o evento contou com representantes de empresas dos seguintes segmentos econômicos: mineração, metalurgia, siderurgia e trefilados, óleo & gás, energia, máquinas e equipamentos, gêneros alimentícios,  infraestrutura,  engenharia, logística e transportes, etc.

A TSX Advisors® atua desde 1992 na qualificação e redução de custos de projetos de investimento de capital para empresas do Brasil e exterior e é referência em seu segmento no país. A Winter Carvalho Advogados & Consultores é especializada em advocacia e consultoria tributária e empresarial.

Paulo Eduardo Pinto, CEO da TSX Advisors®, direcionando as perguntas para o vice-presidente da República eleito, general Hamilton Mourão. Foto: Jorge Quintão – Multiverse

O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão, respondeu perguntas da plateia após a sua apresentação. Foto: Jorge Quintão – Multiverse

A palestra do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, abordou questões históricas e geopolíticas. Foto: Jorge Quintão – Multiverse

O deputado eleito Luiz Phillipe de Orleans e Bragança falou sobre a necessidade de um novo pacto federativo. Foto: Jorge Quintão – Multiverse.

Da esquerda para a direita: Antônio Winter (Winter Carvalho), governador eleito por Santa Catarina, comandante Moisés, vice-presidente da República eleito, general Hamilton Mourão, vice-governador eleito por Minas Gerais, Paulo Brant, e Paulo Eduardo Pinto, CEO da TSX Advisors® . Foto: Jorge Quintão – Multiverse.

O evento contou com a participação do presidente da FIEMG- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe. Foto: Jorge Quintão – Multiverse.

Executivos e representantes da sociedade civil lotaram o auditório do Edifício Renaissance para interagir com os palestrantes. Foto: Jorge Quintão – Multiverse.