Notícias & Artigos

Paulo Pinto, do TSX Group ®, palestra para estudantes do Projeto Sócrates Negócios, do Pará

24 janeiro, 2019 / Rubens Lacorte /

O CEO do TSX Group ®, Paulo Pinto, palestrou ontem para cerca de 40 alunos do Projeto Sócrates Negócios no auditório do Edifício Renaissance, sede do grupo, em Belo Horizonte. Durante uma hora e meia, o empresário falou da sua trajetória profissional, da história da empresa e sobre a mudança de posicionamento para enfrentar os novos desafios e oportunidades. O convite para a participar do evento partiu de Ruy Magalhães, presidente do Conselho fiscal do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Importadoras e Exportadoras do Brasil). 

Coordenado pelos próprios alunos que integram o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior  (NIEJ) do Centro Universitário do Pará (Cesupa), o Projeto Negócios Sócrates está atualmente em sua 12ª edição e reúne estudantes das áreas de Administração, Ciências da Computação, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Nutrição, e Publicidade e Propaganda.

O grupo deixou a capital paraense no dia 04 de Janeiro deste ano e, ao final da empreitada,no próximo dia 27, terá visitado, além de Belo Horizonte, organizações nas cidades de Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú, São Paulo e Ouro Preto, além do Distrito Federal.

PROJETO FOI INSPIRADO NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO

O Projeto Sócrates Negócios foi inspirado no Mito da Caverna, de Platão, que relata um diálogo entre Sócrates e Glauco em que o primeiro descreve uma situação em que um grupo de pessoas estaria vivendo acorrentado em uma caverna, com suas faces voltadas para o fundo dela, sendo possível visualizar apenas as sombras do que existia no lado de fora. E, somente quando o indivíduo saísse da caverna, ele poderia alterar a sua visão de mundo ao conhecer o que era de fato aquilo que se projetava como sombras, além de, construir seus próprios conceitos acerca da realidade.

Assim, o Projeto Sócrates Negócios visa possibilitar aos jovens universitários a saída de suas salas de aula ( aqui, uma analogia com as cavernas) para conhecer, por meio de visitas técnicas, a realidade de empresas-referência em seus respectivos ramos de atuação no Brasil e no exterior. O objetivo é desenvolver o lado empreendedor do aluno, aliando teoria e prática durante as visitas às empresas e o diálogo com seus diretores e colaboradores. E mais: despertando o interesse pela pesquisa e produção de trabalhos científicos a partir do que foi apresentado durante as experiências.

Além das versões rodoviárias realizadas em território nacional desde 2007, já aconteceram outras no exterior, nos Estados Unidos, China, Argentina e Chile. O resultado dessas viagens já culminou em 182 trabalhos e nove exposições fotográficas, que foram apresentados para um público superior a 1.200 pessoas.

Paulo Pinto, CEO do TSX Group ®, discursa para cerca de 40 estudantes do Pará durante a  12ª versão do Projeto Sócrates Negócios. 

 Paulo Pinto falou aos universitários sobre sua trajetória profissional, a história do TSX Group ®, e sobre a mudança de posicionamento para enfrentar os novos desafios e oportunidades. 

O Projeto Sócrates Negócios está em sua 12ª edição e já percorreu várias cidades brasileiras, com versões em quatro outros países, incluindo Estados Unidos, China, Argentina e Chile. 

Paulo Pinto se apresentou ao lado de Ruy Magalhães (à esquerda), presidente do Conselho fiscal do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Importadoras e Exportadoras do Brasil).