Notícias & Artigos

Inovação nas empresas: como identificar oportunidades?

19 dezembro, 2016 / TSX Advisors /

A inovação nas empresas é um tema essencial para quem quer gerar mais competitividade, sustentabilidade e crescimento.

De acordo com um estudo da Global Innovation Index, o Brasil está apenas na 70a posição em indicadores de inovação entre 140 países analisados.

É um resultado que mostra como ainda engatinhamos no assunto e como temos urgência em mudar essa realidade.

Mas como identificar uma oportunidade para inovar dentro da sua empresa? Preparamos algumas dicas para você iniciar hoje mesmo.

Olhe para os lados

A inovação nas empresas está espalhada pelo mundo. Por isso, antes de mais nada, faça uma pesquisa com seus concorrentes locais e internacionais para identificar novas soluções.

O benchmarking – a busca por melhores práticas em um determinado segmento para o desenvolvimento da empresa – é um processo rico e que pode gerar diversos insights para você.

Desapegue

A inovação é um movimento disruptivo. Empresas com mais tempo de mercado ou com uma cultura organizacional extremamente enraizada podem sofrer certa resistência a mudanças.

É a hora de desapegar de processos antigos, entendendo o novo momento em que vivemos e a exigência por novas soluções para a sobrevivência das empresas.

Escolha uma liderança

É muito importante escolher um profissional para liderar os processos de inovação nas empresas. Ele precisa ser um profundo conhecedor do negócio e de novas práticas do mercado.

Não escolher uma pessoa-chave que possa conduzir é o caminho para as mudanças não acontecerem e as propostas desaparecerem no dia a dia da empresa.

Comece pelo problema

Muitas vezes, a oportunidade para gerar uma inovação está em um problema. Reúna os profissionais estratégicos da sua empresa para identificar quais são eles.

Existe algum produto que não está girando? Quais são as dificuldades da equipe de vendas? Há algum processo interno que precisa ser melhorado?

Neste momento, é importante elencar os principais para não se perder no meio de inúmeras informações e soluções.

Gere ideias

Depois de identificar um problema, faça alguns encontros com a equipe responsável para gerar ideias e soluções. Aplique os conceitos do brainstorming nas reuniões – técnica para explorar o potencial criativo de um grupo, visando um objetivo predeterminado.

Nesse momento, o papel da liderança é fundamental para conduzir a equipe e selecionar o melhor caminho a ser investido pela empresa.

Estabeleça metas e monitore resultados

Nada funciona no papel. É a hora de colocar em prática. Agora, é essencial que haja um planejamento estruturado, com metas bem definidas e indicadores para monitorar os resultados.

Uma boa ideia é fazer um recorte de público para realizar testes de viabilidade e os ajustes necessários para minimizar erros no momento em que for utilizar a inovação em toda a empresa.

Inovação nas empresas: algumas soluções

O estudo da Global Innovation Index destacou alguns projetos desenvolvidos por empresas brasileiras. Eles podem oferecer caminhos para você:

– Digitalização da interface com o consumidor
– Desenvolvimento de novos produtos e serviços
– Automação e otimização de processos internos
– Aplicação da ciência de dados

Comece hoje mesmo a inovar na sua empresa. Tem algum exemplo para contar? Fale conosco.