Notícias & Artigos

Cultura organizacional: o design thinking como solução.

23 dezembro, 2016 / TSX Advisors /

A cultura organizacional das empresas ganhou um grande aliado nos dias de hoje: o design thinking.

A aplicação de conceitos modernos em áreas estratégicas de um negócio, antes utilizados apenas em departamentos específicos, vem para ser uma resposta às novas exigências e tecnologias atuais.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre essa nova abordagem e como ela pode trazer grandes resultados para o seu dia a dia.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, também conhecida como cultura corporativa, é o conjunto de hábitos e crenças de um negócio, geralmente estabelecidos por normas e valores, que distingue uma organização das demais. São significados compartilhados por todos os membros da empresa.

Estabelecer uma boa cultura organizacional vai direcionar os funcionários para um mesmo objetivo, motivando e transformando colaboradores em agentes para o crescimento.

O que é design thinking?

Design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas, colocando as pessoas no centro de desenvolvimento do produto. Não só os consumidores finais, mas todos os envolvidos no projeto em uma construção coletiva e colaborativa.

É uma abordagem que nasce para dar resposta à crescente complexidade de tecnologias e negócios, tornando a interação das pessoas com produtos mais simples, intuitiva e prazerosa.

Design thinking como solução para a cultura organizacional

De um lado, a cultura organizacional que direciona o comportamento da empresa. Do outro, uma abordagem que permite a qualquer pessoa desenvolver ideias e inovações para o negócio.

Juntos, eles podem tornar a relação entre uma organização e seus públicos em um processo mais humanizado e com melhores resultados.

Uma empresa que queira adotar o design thinking tem como objetivo principal a satisfação do seu cliente interno e externo. Não parte de premissas matemáticas, parte do levantamento de necessidades reais.

Pode ser usada em qualquer área e deve ter, acima de tudo, uma aplicação focada nas pessoas.

Como aplicar no seu negócio?

Ao utilizar o design thinking para desenvolver a cultura organizacional, você vai obter uma visão mais completa na solução de problemas.

É um processo que irá identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para ultrapassá-las, mapeando e mesclando os processos, a experiência cultural e a visão de mundo.

1. Descoberta: eu tenho um desafio. Como posso abordá-lo?
2. Interpretação: eu aprendi alguma coisa. Como posso interpretá-la?
3. Ideação: eu vejo uma oportunidade. Como posso criar?
4. Experimentação: eu tenho uma ideia. Como posso aplicá-la?
5. Evolução: eu experimentei alguma coisa nova. Como posso aprimorá-la?

É importante que toda a estratégia da empresa responda de que forma as decisões de negócios ou acheter viagra trajetórias de mercado podem influenciar de forma positiva as experiências dos usuários.

E, além de tudo isso, é necessário ter funcionários capacitados a observar e tirar conclusões sobre o que as pessoas querem e precisam.

Sem dúvida, utilizar o design thinking na cultura organizacional do seu negócio é uma aplicação que leva tempo e que faz dos erros e acertos passos para uma evolução.

Mas, em tempos em que é exigida uma abordagem cada vez mais reflexiva e humana dos negócios, é um caminho de grandes resultados.

Tem alguma experiência para compartilhar? Fale conosco.