Notícias & Artigos

COO do TSX Group, José Luis Hormázabal, comenta atuação na área de infraestrutura

14 fevereiro, 2019 / Rubens Lacorte /

Antes mesmo de 2019 iniciar, logo após o resultado da eleição presidencial, o mercado doméstico e internacional já haviam acenado com a expectativa de incremento em investimentos nos mais diversos segmentos da economia.

Alimentados pelo sentimento de uma gestão mais comprometida com o incentivo da livre economia, muitos projetos do setor industrial, engavetados ou contidos ao longo dos últimos anos, perpassados pela crise, começam agora a ser anunciados. Na crista desta tendência, começam a tomar corpo projetos para a renovação e melhoria de setores de infraestrutura, como a portuária, por exemplo.

Segundo o COO do TSX Group®, José Luis Hormázabal, em mais de duas décadas, a empresa trabalhou para a concretização de várias operações voltadas para a área de infraestrutura. Ele cita a operação capitaneada pela empresa para trazer ao Brasil um descarregador de minério de ferro, que foi entregue ao Porto de Pecém, no Estado de Fortaleza: “Temos muito orgulho de ter atuado de ponta a ponta neste projeto, trazendo o que há de mais moderno nesse tipo de equipamento instalado no Brasil”, disse, acrescentando que 95% dos componentes vieram pré-montados, pesando cerca de 2 mil toneladas e com 40m de altura. O diretor de operações do TSX Group®  explicou também que, por ser um descarregador do tipo contínuo, a capacidade de descarregamento de minério pode chegar a 2.400 toneladas por hora.

“O equipamento possui dispositivos considerados os mais rápidos e modernos para a operação de descarregamento de navios, com uma lança cujo alcance torna a operação mais eficiente, o que possibilita a limpeza quase completa dos porões e evita a utilização de pá carregadeira dentro dos porões dos navios”, detalhou.

Contratado pela fabricante do equipamento, o TSX Group®  atuou para obtenção de benefícios fiscais e tributários junto às autoridades concessivas no Brasil, reduzindo a carga tributária incidente na aquisição do equipamento importado.

DO PLANEJAMENTO À FINALIZAÇÃO DO PROJETO, A METODOLOGIA PROPRIETÁRIA DA TSX ECONOMIZA MILHÕES PARA AS EMPRESAS-CLIENTE

Antes de se tornar referência em redução de custos de projetos de capital no Brasil, as empresas do TSX Group® trilharam um longo caminho no entendimento das particularidades e complexidade dos processos envolvidos em projetos para diversos setores da indústria.

Ao longo de mais de 25 anos, a empresa atendeu dezenas de clientes, em sua maioria grandes empresas nacionais e internacionais nos setores automotivo, cimenteiro, minerário, construção civil etc. Foram mais de 100 grandes projetos e números que traduzem uma economia superior a R$3 bilhões em reduções nos custos de CAPEX e mais de R$1 bi em cost avoidance!

Além da aplicação de sua metodologia proprietária para mitigação de riscos, redução de custos e garantia de benefícios tributários, fiscais e aduaneiros, chamada de Total Savings X-cellence ®, o TSX Group® implantou, ao longo do projeto, uma série de ações que incluíram o diligenciamento da produção e embarques dos itens do equipamento de forma a atender os prazos estipulados no projeto, monitoramento e a entrega das cargas pelo fornecedor.

No Porto de Pecém, em Fortaleza, o Descarregador de Minério Contínuo ampliou a capacidade de descarregamento, que pode chegar a a 2.400 toneladas/hora.

Imagem: steelguru.com