Notícias & Artigos

A complexa logística do comércio internacional

17 julho, 2017 / TSX Advisors /

 

É importante compreender que a logística se insere num contexto muito amplo, extrapolando os limites da simples remoção, armazenagem e transferência de cargas. A cultura do integrador logístico global, responsável por aglutinar as interlocuções com os principais envolvidos da cadeia de fornecimento, orientando-os, fazendo a gestão de todos num objetivo único e que a cada dia ganha mais destaque no mercado nacional, é uma demanda cada vez maior. As empresas inseridas nesse contexto buscam não apenas uma prestação de serviço, mas a inteligência da gestão logística.

Quando se faz a gestão logística de projetos de investimento há de se levar em conta não só o embarque, mas todos os elementos que fazem parte desse processo. É preciso um minucioso planejamento, que mensure riscos e avalie todos os prós e contras da operação, analisando cada detalhe até o destino final, avaliando todas as possibilidades de otimização do tempo e dos recursos disponíveis, considerando sempre a garantia da integridade física dos produtos.

O planejamento responde pela geração de economia e pela contenção de custos. Com toda a operação organizada, a carga não fica ociosa, não há atraso de montagem dos equipamentos nem gastos extras com diárias de transporte. É preciso produzir e distribuir toda a informação, municiando os extremos participantes do processo com dados e pareceres atualizados e confiáveis.

Além da competitividade no custo do transporte, a gestão antecipada e municiada de informações detalhadas da carga na origem, aliada ao conhecimento do potencial de carregamento no porto e dos limitadores de descarga nos pontos de destino, também permite a criação de um sistema de transporte regular, que considera a mínima existência de veículos subutilizados.

O trâmite gerado pelos processos que envolvem o comércio internacional é complexo, extenso e requer muito conhecimento e expertise. Faz-se necessário obter absoluta propriedade das várias regras, legislações e culturas envolvidas para que o processo se dê de forma mais ágil e eficiente. No mercado, poucas empresas estão capacitadas a atender a esta demanda. É necessário cautela na contratação, para que, em meio as tantas etapas e critérios, não se perca oportunidades e, muito menos, investimentos.