Notícias & Artigos

5 passos para aumentar a produtividade da sua empresa

5 dezembro, 2016 / TSX Advisors /

Em um cenário cada vez mais competitivo e de atenção difusa, é comum empreendedores se perguntarem: como aumentar a produtividade da minha empresa?

Afinal, é um fator intimamente ligado à redução de custos, ao desempenho do negócio e, consequentemente, ao seu crescimento.

Não basta apenas uma ação. É preciso ter conhecimento profundo dos problemas da empresa, entender sua cultura, alinhar a estratégia e os objetivos do negócio, definir seus processos de negócio e a forma de trabalho da sua equipe.

Por onde começar? Confira as dicas que preparamos para você.

Aumentar a produtividade da empresa: os 5 passos

Segundo pesquisa do Sebrae-SP, as dificuldades de planejamento e administração são uns dos principais motivos para empresas fecharem. E a produtividade tem papel fundamental nesse ponto.

1. Entenda o problema

Não adianta buscar a cura sem identificar a doença. O primeiro passo para aumentar a produtividade da sua empresa é diagnosticar o problema.

É preciso descobrir os causadores de uma possível deficiência operacional para partir para as soluções. Eles podem ser de ordem cultural, comercial, administrativa, produtiva e até mesmo logística.

2. Prepare sua estrutura

É muito comum empresas crescerem e aumentarem o volume e o perfil das suas demandas. A falta de estrutura e de pessoal causa uma queda significativa na produtividade.

Sempre que possível, antecipe suas ações, preparando seu negócio com a ampliação e qualificação da mão de obra e realizando ajustes necessários nos seus procedimentos.

3. Melhore o ambiente

Atualmente, o ambiente de trabalho é fator crucial para aumentar a produtividade de empresas. Ofereça uma estrutura saudável e que favoreça o crescimento profissional do colaborador.
Alinhe a cultura organizacional ao dia a dia da equipe para que as pessoas se sintam parte do negócio. Mantenha o diálogo interno constante para buscar melhorias baseadas na sua realidade.

4. Alinhe estratégia e operação

A gestão da sua empresa deve seguir um caminho linear. Por isso, é importante que as estratégias estabelecidas tenham um reflexo claro na sua operação.

Trabalhos realizados sem alinhamento se transformarão em retrabalho e em perda de produtividade. Acompanhe a execução das tarefas e realize mudanças quando necessário.

5. Aperfeiçoe seus processos de negócio

Como diz o ditado, de grão em grão, a galinha enche o papo. São as menores e mais cotidianas tarefas que mantêm a sua operação em pleno funcionamento ou põem muito a perder. E os processos se tornam fundamentais para manter a roda girando corretamente.

Busque pelas práticas que melhor se encaixam no perfil do seu negócio e mantenha um aperfeiçoamento constante para que a produtividade nunca caia.

Não existe fórmula mágica. Para aumentar a produtividade da sua empresa, é preciso planejamento, execução e acompanhamento diário.

E esperamos que nossas dicas possam ajudar você. Alguma dúvida? Entre em contato conosco.