Notícias & Artigos

Assessor especial do Governo de Minas, coronel Guedes, fala sobre o papel do estado moderno

10 maio, 2019 / Rubens Lacorte /

Um dos momentos mais marcantes da última edição do TSX Meetings, realizada no final do mês passado em Belo Horizonte, foi a palestra do coronel Carlos Henrique Guedes, assessor especial do Governo de Minas Gerais para enlace com o Governo Federal.

Versando sobre o tema O Papel do Estado ModernoGuedes apresentou a sua palestra de forma informal e didática e, durante aproximadamente uma hora, manteve vibrante e engajada uma plateia composta de mais de 300 empresários de grandes empresas dos mais variados segmentos produtivos e das áreas de serviços de todo o Brasil. Além de diretores e presidentes de empresas, a palestra agradou também autoridades dos três poderes e representantes civis e militares convidados para o evento.

Guedes iniciou a sua palestra contextualizando o surgimento do Estado Nacional no século XVI e o avanço do mercantilismo sobre o feudalismo. “Nos últimos cinco séculos, assistimos inúmeros modelos de gestão pública, deparamo-nos com diferentes níveis de burocracia e, assim, podemos ter uma melhor visão do que é eficiência no estado. Para o assessor, historicamente, nunca tivemos tanta liberdade de conexão e acesso ao conhecimento, mas apesar de tantos avanços tecnológicos, nações como o Brasil, deixam muito a desejar do ponto de vista de  sua estrutura sócio-econômica e política, o que se traduz em um estado agigantado, caro, e de baixo retorno para os cidadãos.

“A raiz de muitos dos problemas que o Brasil hoje enfrenta está nas escolhas“, sentenciou, explicando que nossas deficiências éticas e morais emperram o crescimento do país. “Nossa educação, por exemplo, é um reflexo disso e um desafio para os governos atuais”, completou. Segundo Guedes, para que o Brasil alce o seu lugar junto aos países mais desenvolvidos será necessário uma longa e permanente cruzada contra a corrupção, violência e burocracia: “O estado brasileiro precisa ser reinventado. Precisamos de uma sociedade mais organizada e atuante”, concluiu.

Entre as prioridades que precisam ser adotadas para a construção de um novo país, Guedes destacou o foco nas privatizações e terceirizações; empoderamento e valorização do funcionalismo e consolidação de valores éticos, morais.

Além da apresentação do coronel Guedes, o TSX Meetings contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema,  que discursou na abertura dos trabalhos, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que comentou sobre os seus projetos à frente do ministério.

O assessor do Governo de Minas Gerais para enlace com o Governo Federal, coronel Guedes, envolveu a plateia presente no último TSX Meetings ao discursar sobre os desafios do estado moderno.

Foto: Michelle Costa / Multiverse

Mais de 300 convidados, entre autoridades civis e militares, estiveram presentes na última edição do TSX Meetings, em Belo Horizonte, no final de abril.

Foto: Michelle Costa / Multiverse

Para o coronel Guedes, a reestruturação do estado é essencial para que o Brasil possa ocupar um lugar no rol das nações desenvolvidas. 

Foto: Michelle Costa / Multiverse

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, assistiu atentamente a palestra do coronel Guedes, assessor especial do Governo do Estado de Minas Gerais

Foto: Sílvia Junqueira / Multiverse