Áreas de Negócio

Projetos de Capital

Estudos Analíticos

Um projeto de capital envolve diversas variáveis, resultando em conveniências econômicas e financeiras que traduzem o objetivo estratégico do investidor. Em função da complexa interdependência de aspectos de engenharia, comercialização, logística, administração, controle fiscal e tributação, não é fácil para o cliente conhecer os custos reais do investimento.

Através de uma análise detalhada e diferenciada por parte dos especialistas da TSX, desafiamos a tradição de algumas práticas regulares e sugerimos um novo olhar que contemple novos aspectos fiscais e logísticos da formação do CAPEX do projeto da sua empresa. Assim, são sugeridos trade-offs visando a redução de custos e mitigação de riscos fiscais. Os ganhos são previstos ainda nas fases de estudo de viabilidade e planejamento, sendo ampliados na fase de implementação. Ao longo da nossa experiência, constatamos que muitas oportunidades de savings são alcançadas com inovação e um formato diferente na forma de atuar, sem abrir mão das premissas do negócio.



Implementação de Projetos

Para implementar um projeto de capital, é preciso equilibrar os diferentes aspectos que o compõem - observando os fatores não diretamente vinculados a uma boa engenharia - a extensas negociações comerciais com fornecedores ou a uma eficiente gestão de obra. Com tantos pontos de atenção, é difícil perceber a extensão e a real importância de todas as ações necessárias à redução de custos e mitigação de riscos.

Na TSX, atuamos em todas as fases do projeto, disponibilizando apoio consultivo e operacional, bem como todos os ajustes necessários para o bom desempenho de tarefas específicas:
- Análise da estruturação técnica e comercial dos pacotes de compra;
- Criação de cenários de viabilidade fiscal e logística com simulação estocástica de risco;
- Estruturação e gerenciamento de contratos de compra;
- Acesso e fruição de benefícios fiscais e tributários;
- Classificação de materiais conforme regras universais de merceologia;
- Coordenação de serviços logísticos;
- Diligenciamento e monitoramento das atividades de campo;
- Gerenciamento de almoxarifados de obra;
- Gestão de operações de importação e exportação;
- Administração da relação com autoridades anuentes e fiscalizadoras.

Inovação

A implantação de um projeto de capital envolve muito mais que uma boa engenharia, uma extensa negociação comercial com fornecedores ou uma eficiente gestão de obra. Trata-se de um processo sistêmico que demanda planejamento e estruturação detalhados desde o instante de sua idealização, levando em conta também os aspectos administrativos, logísticos e fiscais durante toda sua execução.

A equipe de especialistas da TSX dedica ampla atenção a temas que, importantes na composição de um projeto (fatores administrativos, logísticos e fiscais), não são usualmente tidos como pressupostos-chave em seu planejamento, estruturação, rumo e velocidade de implantação. Para a TSX, a mitigação de riscos e a perspectiva de redução de custos depende intrinsecamente da absoluta compreensão da diversidade desses fatores e da eficiente gestão de sua integração.

Internacionalização

Estudos Analíticos

Um projeto de internacionalização envolve conceitos, alternativas práticas, habilitações e diversos stakeholders. Consequentemente, prazos, custos e orçamentação diferenciada. Para ser bem estruturado, é preciso clareza na compreensão da interdisciplinaridade dos aspectos que o constituem:
- Oportunidades de mercado: atratividade e competitividade;
- Negociação comercial: preços, garantias, prazos e limites de responsabilidades;
- Engenharia: especificação e qualificação;
- Economia e finanças: orçamentação, capital de giro, funding, moedas e caixa;
- Controle público: valoração, licenciamentos, tributos, benefícios e riscos;
- Logística: origens, destinos, rotas, prazos, movimentações, armazenamentos e custos.

A TSX promove o conhecimento do contexto mais amplo de um projeto de internacionalização. Com o envolvimento dos principais interessados, fundamentamos a compreensão de seus custos e riscos reais e das ações integradas para sua redução e mitigação, considerando os diferentes fatores (cultura e estratégia, formas e graus de internacionalização, economia e finanças, logística e controle público) que interagem na constituição do projeto.

Implementação de Projetos

A implantação de um projeto de internacionalização deve ser baseada no equilíbrio entre os fatores distintos de sua composição, porém é fundamental observar aqueles que não estão diretamente vinculados às oportunidades de mercado, às negociações comerciais com fornecedores, compradores ou parceiros estrangeiros ou à qualificação do portfólio de produtos. São muitos os pontos de atenção e o ordenamento lógico e a mitigação dos riscos devem ser sistêmicos e contemplar disciplinas relativas ao negócio e à estratégia da empresa, pessoas, processos internos, logística, aspectos fiscais, econômicos e financeiros.

A equipe de especialistas da TSX atua em todo o projeto de internacionalização, com apoio consultivo e operacional e ajustes que potencializem o desempenho de tarefas pontuais; seja no alinhamento cultural, na definição da estratégia do negócio ou na estruturação e implementação do projeto:
- Apuração de custos;
- Formação de preços;
- Negociação e comercialização internacional;
- Estruturação e gestão de contratos;
- Qualificação logística;
- Parametrização fiscal;
- Gestão da importação e exportação de bens e serviços.

Cultura Organizacional

Um projeto de internacionalização exige uma cultura organizacional bem orientada e qualificada para suportar seu direcionamento, rumo e velocidade com a equipe sintonizada e em um ambiente favorável à nova fase da empresa.

A equipe de especialistas da TSX auxilia no alinhamento ou na redução da assimetria da cultura organizacional em relação ao projeto a partir de conceitos, práticas de orientação e acompanhamento da assimilação do conhecimento. Promovemos a qualificação e a sintonia da cultura com o processo de internacionalização dos negócios, exercitando melhores práticas com avaliação contínua dos índices de integração sistêmica das atividades.

Estratégia Empresarial

Para que a internacionalização aconteça de forma eficiente, é fundamental que o projeto acompanhe a estratégia da empresa.

Os especialistas da TSX alinham o projeto com a estratégia empresarial, promovendo a assimilação de conceitos de gestão e orientações práticas na execução de tarefas que qualifiquem o processo de internacionalização dos negócios como fator de desdobramento da estratégia.

Inovação.

Um projeto de internacionalização é um processo sistêmico e dinâmico, demandando um planejamento lógico e uma estruturação detalhada a partir de sua composição. Além das oportunidades de mercado e das negociações comerciais com parceiros estrangeiros, devem ser levados em conta os aspectos administrativos, logísticos e fiscais – de controle público – durante toda sua execução.

A TSX vai muito além do suporte à identificação de oportunidades comercias e à estruturação e acompanhamento das negociações internacionais. Nossa equipe de especialistas também prioriza as questões administrativas, logísticas e fiscais que - fundamentais na composição de um projeto - não são usuais nas definições de sua estruturação, direcionamento e velocidade de implantação. Uma mitigação eficiente de riscos e redução de custos depende da plena compreensão dessa diversidade.


Ganhos de produtividade

Estudos Analíticos

Para aumentar a produtividade de um negócio é fundamental compreender a estrutura disciplinar dos problemas causadores da deficiência operacional, assim como das soluções para a sua resolução. Além dos processos existentes na operação da empresa, aspectos comerciais, produtivos, administrativos, econômicos, financeiros, fiscais e logísticos devem ser analisados de forma a compreender suas interdependências sistêmicas.

A TSX orienta a busca de soluções sob uma perspectiva dinâmica que considera a interdependência dos fatores com abordagem simultânea dos diferentes tópicos que se inter-relacionam, garantindo a melhoria da produtividade.

Apoio Operacional

Não raro, a eficiência na produtividade depende única e exclusivamente da capacidade laboral quantitativa; ou seja, da oferta de estrutura e pessoal para fazer frente ao volume e perfil das demandas.

A TSX disponibiliza pessoal qualificado para a ampliação pontual da mão de obra voltada ao atendimento de demandas volumosas ou de perfil específico, mediante eventuais ajustes necessários de procedimentos.

Cultura Organizacional

Um projeto de ganho de produtividade exige, normalmente, a qualificação da cultura organizacional para melhorar a sintonia da equipe em um ambiente favorável à execução das tarefas de forma mais eficiente e produtiva.

Alinhamento ou redução da assimetria da cultura organizacional em relação à necessidade de ganho de performance e produtividade, seja pelo conhecimento e assimilação de conceitos e orientações, seja pela reestruturação e acompanhamento de tarefas que garantam a eficiência produtiva.

Estratégia Empresarial

Para a melhoria da produtividade é fundamental que as atividades operacionais estejam alinhadas à estratégia empresarial.

A TSX estrutura o projeto de ganho de produtividade alinhado com a estratégia da empresa, debatendo conceitos e práticas de gestão e acompanhando a assimilação das orientações e da execução de tarefas específicas voltadas ao aprimoramento da produtividade operacional.

Inovação

Esta é uma dinâmica que demanda uma estruturação detalhada e integrada do projeto de ganho de produtividade, desde a fase de sua idealização, planejamento e estruturação, identificando aparentes pontos de ruptura ou inflexão no fluxograma do processo e na estruturação do mapa de relacionamentos.

A TSX promove a compreensão sistêmica das atividades, com foco na perspectiva de diversificação na estruturação e execução de tarefas específicas. Possuímos uma equipe multidisciplinar com capacidade para a identificar rupturas e propor alternativas processuais para melhoria da produtividade.

Processo de Negócio

O ganho de desempenho produtivo está diretamente ligado à estruturação profícua de processos de negócio e ações cotidianas com atitudes que interferem no alcance de metas.

A TSX melhora a estruturação e o desenvolvimento de atividades exercidas pelo cliente no desempenho de tarefas cotidianas, mediante orientação para o desenho e implementação de processos de negócio maduros com compartilhamento de melhores práticas operacionais voltadas ao ganho de desempenho produtivo.